Cantinho dos Pais

Olá pais,

Todos nós sabemos que não há receita para criarmos nossos filhos, mas também temos consciência de que a troca de experiências podem nos ajudar e muito nessa tarefa maravilhosa, mas também desafiadora.
Nossa responsabilidade é enorme, somos tutores de espíritos criados por Deus que devem compartilhar essa jornada conosco e devemos ajuda-los a cumprir o que vieram fazer.
Com o passar do tempo, não teremos mais nenhuma autoridade sobre suas escolhas, mas cabe a nós orientá-los para que conheçam o caminho do bem.
Uma das coisas que faço para cumprir meu papel, é rezar por mim mesma. É isso mesmo que leram.
Inicio pela manhã minhas preces por mim mesma, pedindo orientação , proteção, discernimento, paciência. Peço que Deus me guie para que eu tome as decisões certas ao longo do dia, que saiba usar as palavras corretamente e que possa ser um bom exemplo para meus filhos. Após essa oração inicio as orações para eles, pela família.
Adotei essa postura , não por egoísmo, mas por acreditar que desejo o melhor para meus filhos e só poderei lhes oferecer isso, se possuir dentro do meu coração. Penso que preciso melhorar , fazer minha reforma íntima para dar apenas o melhor para os outros. E só conseguirei obter êxito na reforma íntima, se pedir ajuda de Deus. Sozinha jamais conseguiria educar ninguém.

Outra coisa que adotei em casa , por não conseguir organizar meu tempo para frequentar as aulas de evangelização infantil foi de aplicar as aulas em casa. Escolhi um dia da semana, um horário e faço as aulas com meu filho mais novo. Porém isso foi possível pois já havia feito o curso para evangelizadores.
Mas também pode ser adotado outra ideia: existe alguns livros espíritas infantis que trazem histórias de ensino moral, que podem ser lidas diariamente. Vocês pais, podem ler no momento de dormir, explicar a história, pedir que a criança faça um desenho sobre o assunto.

É importante também a prática do Evangelho no lar. Aqui em casa fazemos uma vez por semana. Meu filho mais novo gosta muito de música, então coloco para se concentrar melhor, uma música da Enya. Depois iniciamos as orações de agradecimento pela oportunidade, ele faz a oração Pai  Nosso e iniciamos a leitura, explicação, discussão do assunto tratado, vibrações e encerramento.
Não fazemos apenas a leitura do Evangelho segundo o Espiritismo. Usamos também: Jesus no Lar, o Evangelho segundo o Espiritismo para crianças, o Livros dos Espíritos para Criança, Pai Nosso ( Chico Xavier - Meimei).

Essas leituras envolvem as crianças , pois usam uma linguagem de fácil entendimento. As próprias crianças podem ler tais histórias.

É muito importante deixar que as crianças dêem sua opinião sobre as leituras, pois com isso apreenderão com mais facilidade a lição do dia.

Pais, lembrem-se que ensinamos muito mais através das nossas atitudes do que através das palavras.

Abraços,

Andrea